Já conhece a Harmonização Facial? 

Harmonização Facial nada mais é do que um conjunto de técnicas combinadas para um equilíbrio estético e funcional na face. O belo nem sempre é simétrico, mas pede-se que seja harmônico, ou em outras palavras, proporcional.

Com a grande exposição das mídias sociais, tivemos um crescente aumento no nível de exigência estética por parte da população. Hoje, os cirurgiões-dentistas atuam neste sentido, com novas técnicas e produtos avançados para se obter a melhor proporção facial.

Hoje encontram-se disponíveis pequenos procedimentos para corrigir estética e funcionalmente dentes, gengiva, lábios, expressão facial, função muscular facial, marcas de expressão, maxila, mandíbula entre outros. Sempre de acordo com o perfil de cada paciente e com recuperações cada vez mais rápidas.

Alguns exemplos desses procedimentos:

1. Lipo de Papada (para se livrar do famoso ‘’queixo duplo’’);

  1. Lente de Contato Dental (para corrigir cor, anatomia e tamanho dos dentes);
  2. Clareamento Dental (para deixar os dentes mais brancos);
  3. Toxina Botulínica (para eliminar linhas de expressão, sorriso gengival, bruxismo e dores de cabeça);
  4. Preenchimentos com ácido hialurônico (olheiras, bigode chinês, maça do rosto, lábios, etc);
  5. Bichectomia e muitos outros.

Na Harmonização facial busca-se um tratamento multidisciplinar integrando o trabalho do Cirurgião Dentista com Dermatologista e com o Cirurgião Plástico.

O que adianta, por exemplo, terminar um tratamento ortodôntico e os dentes ficarem perfeitamente alinhados, se ao sorrir, se mostra exageradamente a gengiva? O cirurgião-dentista, grande conhecedor da anatomia da cabeça e do pescoço, passou a partir daí a ter um papel importante também em recursos estéticos e terapêuticos com tratamentos e técnicas inovadoras para a correção de problemas como este.

Por exemplo no Preenchimento Facial, a substância mais usada é o ácido hialurônico. Essa substância se trata de um açúcar produzido pelo nosso organismo e que está presente em nossos órgãos e articulações. Existem vários ácidos de última geração, sintetizados em laboratório e biocompatíveis. Cada um com suas indicações específicas e ambos ajudam a devolver o contorno e volume perdidos, além de hidratar a pele.

O Preenchimento facial é indicado para a harmonização facial de forma geral com a aplicação de ácido hialurônico. Veja alguns exemplos e vantagens abaixo:

  • No contorno e volumerização labial: corrige lábios com perda de volume e sem contorno;
  • Preenchimento Orbitário Inferior: também conhecido como tratamento de olheiras;
  • Na Biomodelação Nasal: disfarça ossos salientes e oferece a impressão de um nariz mais fino;
  • Biomodelação Malar ( “Bochecha ou Efeito Blush” ): corrige a depressão formada pela proeminência do malar e da mandíbula;
  • Região mentual: corrige rugas conhecidas como bigode chinês, próximas a região da boca;
  • Sulcos nasolabiais: conhecidos como marcas de marionete, corrige as linhas que ficam descendo no canto da boca;
  • Redução de marcas de expressão atuando na função muscular;
  • Hidratação da pele atraindo moléculas de água e colágeno;
  • Devolve o contorno ideal e aumento de volume na face que é imprescindível para o rejuvenescimento, com preenchimento nos sulcos da bochecha.

 

Já o Botox atua no sentido de paralisar a musculatura, suavizando as marcas de expressão. O produto dura cerca de 03 a 06 meses no rosto. É indicado para marcas de expressão na “testa”, glabela (rugas entre as sobrancelhas, secundárias da expressão prolongada de emoções como raiva, alegria e tristeza) e para amenizar os famosos ‘’pés de galinha’’.

Indicado também para:

  • Bunny lines, conhecido como ‘’nariz de coelho’’ (ruguinhas que se formam no nariz);
  • Arqueamento de sobrancelhas;
  • Sorriso gengival (onde a gengiva acaba aparecendo demais ao sorrir);
  • Cefaleias de origem primárias (enxaquecas e cefaleias tensionais);
  • Diminuição da porção alar do nariz (narinas);
  • Sorriso invertido (acontece quando a curva produzida pelo contorno dos dentes anteriores não acompanha o contorno do lábio inferior, pois está em formato de V invertido, o que traz o aspecto inconveniente de tristeza);
  • Rugas periorais, conhecidas como ‘’código de barras’’ (rugas ao redor da boca), e rugas na região do queixo, pescoço e colo.

A Odontologia Estética na Harmonização Facial vem atender a ansiedade e a expectativa das pessoas que buscam um ganho estético facial mais amplo.

Onde os dentes complementam o sorriso que completam o rosto, como um todo, integrando toda função muscular e por consequência gerando um padrão estético funcional como um todo.