Tratamento de canal: você tem medo deste procedimento?

Temos boas notícias pra você!  Atualmente, com os avanços tecnológicos na odontologia, o tratamento de canal se tornou um processo seguro e confortável! Que tal perder esse medo e conhecer melhor como funciona?

PARA QUE SERVE O TRATAMENTO DE CANAL?

O tratamento de canal, geralmente, é indicado quando há uma cárie em processo avançado, mas pode ser necessário também em casos de traumas e fraturas dentarias. A polpa dentária é o “coração” do dente. Quando há exposição direta da polpa ou inflamação irreversível dela, o tratamento é indicado.

VAI DOER?

A endodontia é a especialidade que trata do canal. Hoje em dia é possível um atendimento bem mais tranquilo do que os de antigamente. Seu dentista vai aplicar uma simples anestesia local pra começar. Além disso, existem técnicas modernas que, mesmo em casos mais complexos, oferecem mais conforto aos pacientes.

O QUE ACONTECE NO TRATAMENTO DE CANAL?

O dentista retirará a polpa dentária infecionada. O próximo passo é limpar bem, desinfetando o canal que, posteriormente, será preenchido por um material próprio responsável por proteger o dente. O tempo do tratamento vai variar de acordo com cada caso. Em alguns casos tudo pode ser resolvido em um único dia.

SINTOMAS que podem acontecer

–  latejamento;
– dor continua;
– dores provocadas por quente, frio ou doces;
– inchaço por dentro ou por fora da boca;
– aparecimento de pequena ferida internamente na boca.

Mito ou verdade

O dente precisa doer para surgir a necessidade do tratamento de canal?

Mito! Apesar de a inflamação na polpa normalmente causar dor, é possível que não apareça e, mesmo assim, seja necessário fazer o tratamento de canal.

Tratamento de canal escurece o dente?

Verdade! O surgimento das manchas e escurecimento depende da história da lesão e da técnica escolhida para tratar.

O dente tratado pode voltar a apresentar problemas?

Verdade! Se o dente foi mal tratado, fraturou,  passou por algum trauma ou cariou novamente, é possível, sim, que volte a ser motivo de preocupação e dor de cabeça.

Portanto, longe de ser um problema, o tratamento de canal é, na verdade, a solução mais eficaz de restauração e preservação de um dente que pode estar comprometido.