Ortodontia São José Dos Pinhais – Gravidez e Saúde Bucal

 

 

Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. Daí a importância da saúde bucal na gravidez
Outros estudos devem ainda ser feitos para que se estabeleça de que maneira as enfermidades gengivais afetam a gestação. Parece que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta.

 

Para as mulheres em idade fértil e que desejam engravidar é primordial que façam um check-up odontológico e resolvam todos os problemas bucais para manter-se uma saúde bucal na gravidez adequada.

 

CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL NA GRAVIDEZ

 

Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.

 

Mantendo seus dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, você pode reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez. E além disso, você pode ajudar ainda mais a saúde de seus dentes, substituindo os doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.

 

Em primeiro lugar, não deixe de informar o dentista que você está grávida. É melhor marcar uma consulta já no início da gestação para que a prevenção elimine a necessidade de tratamentos mais invasivos. Evitando assim intervenções maiores nos três primeiros meses de gravidez, onde o risco para o bebê é maior. No último trimestre  a saúde bucal na gravidez é mais importante, o estresse associado com a consulta ao dentista pode aumentar a incidência de complicações pré-natais.

Na maior parte dos casos, radiografias, anestésicos dentais, medicações contra  dor e antibióticos não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários.

 

Se precisar fazer uma consulta de emergência, avise sempre o dentista que você está grávida. Informe a respeito de qualquer tensão que estiver sofrendo, abortos naturais anteriores e medicamentos que esteja tomando. Tudo isso pode influenciar a forma pela qual seu dentista vai atendê-la e tratá-la. É bem provável que seu dentista entre em contato com seu médico, antes de iniciar qualquer tratamento.

 

A saúde bucal na gravidez é muito importante e pelo exposto, você é responsável pela saúde do seu bebê, antes mesmo dele nascer.

Envie messagem WhatsApp