Odontologia são José dos Pinhais – Escovação Correta dos Dentes

 

Como devo escovar os dentes corretamente?

Evitar que cáries e placa bacteriana apareçam nos dentes é possível, contudo é necessário escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia. Uma delas precisa ser sempre antes de dormir, pois a noite existe maior chance de bactérias acumularem-se na boca.

A escovação dos dentes precisa ser eficaz e deve-se usar pasta com flúor desde o nascimento dos primeiros dentes e mantida ao longo da vida. Isso vai ajudar os dentes a manterem-se fortes e resistentes, evitando a proliferação de bactérias e de cáries e outras possíveis doenças na boca como placas bacterianas e gengivite, que que causam o mal hálito, dor e dificuldade para comer devido à inflamações do dente ou também da gengiva.

Então confira como escovar os dentes corretamente

Escove os dentes diarimanete para ter uma boca saúde bucal. Tente seguir esses passos:

1. Faça uma enxágue com água antes de iniciar para remover parte da sujeira solta na boca como restos de alimentos.

2. Faça uso do fio dental, para remover a sujeira dos cantos dos dentes.

3. Colocar pasta de dente na escova de dente (escolha uma escova macia e confortável);

4. Encoste as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos em círculos, da gengiva para o dentes. Repita esse movimento em todos os lados cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. Volte-se para a parte interna da boca e dessa vez repita esses movimentos para limpar a parte de cima dos dentes.

5. Escove a língua fazendo movimentos frente e trás. Se possível compre um limpador de línguas adequado em qualquer farmácias e siga as instruções da embalagem.

6. Enxague com água e cuspa o excesso de pasta de dente. Faça várias vezes até limpar tudo.

7. Faça bochechos com um pouco de enxaguante bucal da sua preferência para finalizar. Isso vai desinfetar a boca e eliminar o mau hálito. Contudo, não use enxaguante bucal muitas vezes, isso não deve ser feito em todas as escovações.O uso constante pode desequilibrar a microbiota normal da boca, o que também pode criar problemas e o surgimentos de outras doenças. Higienização completa!

Mais dicas para uma boca saudável

Outra dica é usar uma creme dental que contenha flúor na composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm. U fluor vai ajudar a manter a saúde da boca.

Atente-se para a quantidade de creme. O necessário é cerca de 1 cm para adultos (tamanho da unha do dedo mindinho, só para referência).

Para crianças é recomendado meio centímetro, que seria o tamanho de uma ervilha. A pasta de dente para crianças também deve ser especial. Procure por marca voltadas ao público infantil, pois são mais apropriadas em sua composição a boca infantil.

Outros hábitos saudáveis podem ajudar no combate de uma boca limpa e sem cáries. Evite comer alimentos com alto teor de açúcar, muito menos antes de ir dormir, já que esse hávito pode ajudar na proliferação das bactérias naturais da boca. Outros alimentos podem danificar os dentes provocando sensibilidade e até mesmo manchas, como frutas muito ácidas e o café. Evite o tabagismo também para ter uma boca mais saudável.

Se você usa aparelho ortodôntico, use uma escova comum e comece com movimentos em círculos da gengiva parte de cima dos brackets numa inclinação a 45º e remova qualquer placa e sujeira dessa região e dos cantos do aparelho.

O movimento então deve se repetir com os brackets da parte de baixo da boca, da mesma forma como foi com a parte de cima.

Para uma higiene completa. use uma escova interdental que alcança locais de difícil acesso e para limpar as partes laterais dos brackets, pois essa escova possui uma ponta fina com cerdas o que torna a higienização muito mais prática não só para quem usa aparelho, mas como próteses.

Se você quiser, existem modelos de aparelhos ortodônticos que ajudam a manter a boca limpa como o aparelho invisível Invisalign. O Invisalign é muito prático pois é removível para fazer refeições e higienização completa.

Muito importante é guardar tudo com cuidado e máxima higiene.

Escovas de dentes devem ser guardadas em ambientes secos e com cerdas voltadas para cima. use capinhas disponíveis em farmácias para proteger as cerdas e proteger de bactérias. Nunca compartilhe a escova com outras pessoas para não haver contaminação de bactérias.

Faça a substituição da sua escova sempre que as cerdas começarem a entortar. Recomenda-se a troca da escova pelo menos de 3 em 3 meses.

Para qualquer outro sintoma estranho como sensibilidade, sangramento na gengiva, mau hálito e manchas, procure logo um dentistas.

Sempre que possível, venha até a clíncia Odonto Up para avaliar a sua saúde bucal e realizar procedimentos de limpeza da boca como remoção de placas. Recomenda-se para esses procedimentos, duas consultas por ano.

Envie messagem WhatsApp