Mitos e verdades sobre os aparelhos estéticos

 

Nos últimos anos a ortodontia evoluiu muito no que diz respeito aos materiais do aparelho estético. Os braquetes ,peças que são coladas nos dentes e que compõem os aparelhos estão cada vez menores e mais discretos .Os braquetes estéticos aparecem como uma ótima opção para os pacientes que procuram uma correção ortodôntica com uma aparência agradável do sorriso no aparelho estético. 

 

Nos aparelho estético os braquetes são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, sedo assim ficam bem mais discretos que os braquetes metálicos e, assim como os metálicos, podem ser usados para tratar todos os problemas ortodônticos.

 

Os aparelhos estéticos podem ser encontrados em três tipos de material diferentes: policarbonato (tipo de resina plástica), porcelana ou safira laboratorial.

 

Policarbonato é um tipo de resina plástica estética de coloração opaca. De todos os aparelhos estéticos este tem o custo mais baixo. Bastante frágil, descolando ou fraturando com facilidade. Em tratamentos muito longos pode começar a amarelar e tem um alto atrito, que pode implicar em maior tempo de tratamento e dificuldade de realizar certos movimentos com o aparelho ortodôntico.

 

Porcelana apresenta uma coloração estética opaca, é bastante resistente em comparação ao policarbonato, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um atrito menor que o policarbonato. Já o seu custo é moderado, ficando entre o policarbonato e a safira.

 

 

Aparelho estético de Safira

 

Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda. São muito resistentes ao descolamento e quebra. Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a Porcelana e o Policarbonato aumentando a eficácia do aparelho. Assim a safira possui um custo mais elevado que os outros aparelhos.

O aparelho estético evoluiu muito nos últimos anos e é hoje em dia uma boa alternativa para quem tem uma necessidade estética e precisa de tratamento ortodôntico.

 

Fica a dica:                                                  

– Procure um profissional qualificado para avaliar seu caso e possibilidade de uso de aparelhos estéticos

– Evite o consumo em excesso de alimentos muito pigmentados, mesmo o aparelho estético não manchando as borrachinhas podem manchar e amarelar com o tempo.

Envie messagem WhatsApp