Aparelhos ortopédicos

Os aparelhos ortopédicos podem ser moveis ou fixos e são utilizados na infância geralmente dos 6 aos 12 anos. Estes tipos de aparelhos atuam durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável.

O diagnostico precoce e uso destes aparelhos, pode inclusive evitar problemas maiores no futuro, que levariam à necessidade de aparelhos ortodônticos.

A partir de que idade os pais devem levar os filhos a uma consulta com o ortodontista?
Os pais devem levá-los a partir dos seis anos de idade para uma avaliação do ortodontista. Existem problemas ósseos e dentais que quanto antes diagnosticados, mais fácil é o tratamento e evitando assim problemas maiores no futuro, como ter que fazer cirurgias.
Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?
Sim, não há nenhum impedimento em relação à idade do paciente, desde que se tenha uma saúde bucal satisfatória o tratamento pode ser realizado.
Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico não tem um tempo determinado. Pode variar de acordo com a complexidade de cada caso, idade do paciente e cooperação do paciente.