Aparelhos estéticos

Os aparelhos estéticos podem ser encontrados em três tipos de material diferentes: policarbonato (tipo de resina plástica), porcelana ou safira laboratorial.

O Policarbonato é um tipo de resina plástica estética de coloração opaca. De todos os aparelhos estéticos este tem o custo mais baixo. Bastante frágil, descolando ou fraturando com facilidade. Em tratamentos muito longos pode começar a amarelar e tem um alto atrito, que pode implicar em maior tempo de tratamento e dificuldade de realizar certos movimentos com o aparelho ortodôntico.

A Porcelana apresenta uma coloração estética opaca, é bastante resistente em comparação ao policarbonato, não amarela mesmo em tratamentos mais longos, tem um atrito menor que o policarbonato. Já o seu custo é moderado, ficando entre o policarbonato e a safira.

A Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda. São muito resistentes ao descolamento e quebra. Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a Porcelana e o Policarbonato aumentando a eficácia do aparelho. Assim a safira possui um custo mais elevado que os outros aparelhos.

A partir de que idade os pais devem levar os filhos a uma consulta com o ortodontista?
Os pais devem levá-los a partir dos seis anos de idade para uma avaliação do ortodontista. Existem problemas ósseos e dentais que quanto antes diagnosticados, mais fácil é o tratamento e evitando assim problemas maiores no futuro, como ter que fazer cirurgias.
Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?
Sim, não há nenhum impedimento em relação à idade do paciente, desde que se tenha uma saúde bucal satisfatória o tratamento pode ser realizado.
Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico não tem um tempo determinado. Pode variar de acordo com a complexidade de cada caso, idade do paciente e cooperação do paciente.