Aparelhos autoligados

São aparelhos atualmente lançados para facilitar o tratamento de pacientes que não tem tempo de ficar indo ao dentista todo mês. Podem ser encontrados modelos estéticos e metálicos.

A grande vantagem deste sistema é que não utiliza borrachinha e com isso ocorre uma diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o braquete, tornando possível a utilização de forças mais leves e realizando o movimento dentário mais rapidamente. Assim, é possível diminuir o tempo total do tratamento, o número de visitas ao dentista e o acúmulo de placa.

A partir de que idade os pais devem levar os filhos a uma consulta com o ortodontista?
Os pais devem levá-los a partir dos seis anos de idade para uma avaliação do ortodontista. Existem problemas ósseos e dentais que quanto antes diagnosticados, mais fácil é o tratamento e evitando assim problemas maiores no futuro, como ter que fazer cirurgias.
Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?
Sim, não há nenhum impedimento em relação à idade do paciente, desde que se tenha uma saúde bucal satisfatória o tratamento pode ser realizado.
Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico não tem um tempo determinado. Pode variar de acordo com a complexidade de cada caso, idade do paciente e cooperação do paciente.